Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. No setor de emergência, após introdução de acesso venoso central com a ponta na junção átrio-caval direita, a gasometria do sangue obtida por esse cateter demonstrou saturação de oxigênio da hemoglobina de 61%. O passo inicial na ressuscitação hemodinâmica guiada por metas é:

A
desafio volêmico com vistas a PVC maior ou igual a 8 mmHg
B
hemotransfusão com vistas à taxa de hematócrito maior ou igual a 30%
C
introdução de dobutamina
D
introdução de dopamina em dose alfa
E
introdução de noradrenalina
Um paciente de dois anos chega ao consultório com relato de tosse e febre alta há 48 horas. Qual(ais) dos achados abaixo ele deve apresentar, para que se suspeite de pneumonia?
No atendimento à sala de parto de recém-nascido banhado em mecônio fluido e apresentando apneia, bradicardia e cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Homem, 45 anos de idade com erupção cutânea e dor em pequenas articulações, há 1 ano. Refere hipertensão arterial controlada e que o pai apresentava alterações cutâneas semelhantes. Após o exame dermatológico, suspeitou-se de psoríase. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar:
Considere as informações colhidas durante a anamnese e os sinais clínicos observados ao exame físico especial: Identificação do Paciente: 1-homem, 58 anos de idade, fumante, alcoólatra, diabético; 2-mulher, 64 anos de idade, fumante passivo, hipertensa; 3-mulher, 44 anos de idade, não fumante e abstêmia; 4- homem, 40 anos de idade, não fumante, abstêmio, portador de leucoplasia de mucosa. Queixa-se de lesão na boca: I - Há 1 ano, assintomática; II - Há 6 meses, que passou a ser dolorosa há 30 dias; III - Dolorosa há 3 dias. É portador de: A - Lesão ulcero-vegetante de bordas elevadas; B - Lesão ulcerada com fundo com vegetações finas e pontilhado hemorrágico; C - Lesão ulcerada com granulações grosseiras; D - Fissuras transversais. Associe os números e as letras e indique o portador do câncer de boca:
Compartilhar