Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. Se optado por monitorização hemodinâmica invasiva com cateter de Swan-Ganz, os achados que mais provavelmente se evidenciariam no caso em questão, são índice cardíaco:

A
e índice de resistência vascular periférica baixo
B
alto e índice de resistência vascular periférica baixo
C
e índice de resistência vascular periférica alto
D
baixo e índice de resistência vascular periférica alto
E
baixo e índice de resistência vascular pulmonar baixo
Com relação às patologias orificiais, assinale a alternativa INCORRETA.
A convulsão febril (CF) ocorre na infância, geralmente entre os 3 meses e 5 anos de idade, associada à febre. Nesses pacientes, em relação à punção lombar para diagnóstico, assinale a alternativa em que ela está sempre indicada.
Criança de 11 meses é admitida no pronto-socorro com história de início súbito de dificuldade respiratória, após ingestão de pão de queijo. Ao exame clínico, observa-se cianose generalizada, esforço respiratório, com retração supraesternal, tiragem subdiafragmática e choro fraco. A conduta mais adequada é:
Com relação ao exame neurológico do neonato e lactente, qual dos reflexos abaixo surge por volta do 6º mês?
Compartilhar