Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. Se optado por monitorização hemodinâmica invasiva com cateter de Swan-Ganz, os achados que mais provavelmente se evidenciariam no caso em questão, são índice cardíaco:

A
e índice de resistência vascular periférica baixo
B
alto e índice de resistência vascular periférica baixo
C
e índice de resistência vascular periférica alto
D
baixo e índice de resistência vascular periférica alto
E
baixo e índice de resistência vascular pulmonar baixo
Atualmente as equipes cirúrgicas vêm adotando a conduta conservadora no trauma esplênico. Sobre esse tipo de traumatismo, assinale a alternativa correta:
Uma paciente do sexo feminino, 52 anos, dor em hipocôndrio direito recorrente, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou lesão polipoide na vesícula, séssil, com 9 mm de diâmetro, com colelitíase associada. A melhor conduta é:
Um lactente com 10 dias de vida, do sexo masculino, é encaminhado ao ambulatório de dermatologia pediátrica por apresentar na pele lesões tipo escamas gordurosas de cor amarelada sobre base eritematosa. Localizadas em couro cabeludo, face, supercílios, orelhas, dobras de pescoço e axilar. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
Em relação ao suporte nutricional do paciente cirúrgico, é correto afirmar:
Compartilhar