Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente sexo masculino, com 21 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro após acidente automobilístico, apresentando pressão arterial 120 X 80 mmHg, pulso de 80 bpm. Diagnosticada fratura da bacia, uretrorragia e hematoma perineal, sem outras lesões. A uretocistografia revelou lesão completa de uretra membranosa. Qual a melhor conduta?

A
Cirurgia imediata por meio de anastomose terminoterminal dos cotos uretrais por via suprapúbica.
B
Cirurgia imediata através de anastomose terminoterminal dos cotos ueretais por via perineal.
C
Tratamento cirúrgico em dois tempos através de uretrostomia perineal e fechamento após 2 meses.
D
Cistosmia por punção e reconstrução uretral após pelo menos 3 meses do trauma
E
Deve-se tentar a sondagem uretral com sonda de Folley antes de qualquer outro procedimento mais invasivo.
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
Um caso de meningite meningocócica foi identificado em uma menina da 8ª série, do turno da tarde de uma escola. A conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso é:
Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente:
Criança atópica, apresentando lesões disseminadas na pele, assintomáticas, com evolução de três meses, descritas como pápulas com dimensões de 1 a 2 mm, discretamente translúcidas, e algumas umbilicadas. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar