Paciente submetida à colecistectomia, com perfuração da vesícula biliar, no ato operatório, com vazamento de bile para cavidade. A paciente evoluiu, no pós-operatório, com dor em região de HD irradiada para região subescapular ipsilateral. Trata-se de:
A
Sinal de Kehr
B
Irritação diafragmática pela bile (Sinal de kocher)
C
Sinal de Chiray-Pavel
D
Sinal de Le' Fonn
E
Sinal de Corvousier- Terrier
Outras questões
Paciente de 42 anos chega ao pronto-socorro levado por populares, com relato de três episódios de hemorragia digestiva alta de grande monta na última hora. Ao exame físico, apresenta-se hipocorado +3/4, sudorético, confuso, PA = 80 x 60 mmHg, FC 140 bpm. Em relação a esse paciente podemos afirmar, EXCETO:
Com relação ao atendimento de recém-nascidos, considere cada uma das afirmativas abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V). ( ) A maior parte dos casos de icterícia no período neonatal apresenta aumento da bilirrubina direta. ( ) Na sepse neonatal tardia, há uma maior incidência de meningite. ( ) O tratamento mais adequado para o céfalo-hematoma é o esvaziamento por punção com agulha grossa. ( ) A fisioterapia precoce pode ser usada na paralisia do plexo braquial. ( ) Uma contagem de reticulócitos de 4% é altamente sugestiva de hemólise. Qual a sequência correta das respostas?
O manejo do paciente acometido de doença ou trauma inclui a dor e a ansiólise. As abordagens inadequadas da sedação e analgesia podem piorar as condições do paciente, levando a um catabolismo, persistente, que pode resultar em sequelas e aumento da mortalidade. Assinale a alternativa que contém situações que se associam ao manejo inadequado da dor aguda.
Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.