Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente submetida a colecistectomia, por colelitíase, apresenta quadro de icterícia flutuante no 3°mês de pós-operatório. A causa mais provável é:

A
litíase residual de colédoco
B
ligadura do colédoco
C
Síndrome pós-colecistectomia
D
Inflamação de esfíncter de Oddi
E
Síndrome do coto cístico
Considerando as cardiopatias congênitas, o desenvolvimento da Síndrome de Eisenmenger pode acontecer antes da segunda década de vida se não houver diagnóstico e intervenção cirúrgica adequada em quais das cardiopatias congênitas abaixo?
A síndrome cerebral orgânica aguda ou delirium pode ser desencadeada por alguns medicamentos como:
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
Compartilhar