Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente submetida a colecistectomia videolaparoscópica apresenta hipotensão arterial e cianose; a ausculta cardíaca com estetoscópio esofágico revela um ruído de roda de moinho. O eletrocardiograma mostra aumento do QRS e taquicardia ventricular. Qual o diagnóstico provável?

A
Embolia gasosa.
B
Reação vagal.
C
Tromboembolismo não fatal.
D
Hipotensão decorrente da posição de Trendelemburg invertida.
E
Hipocapnia.
Um paciente de 64 anos vinha fazendo rastreamento para o câncer de próstata anualmente. Apresentava queixas de sintomas obstrutivos do trato urinário inferior de discretas para moderadas. O PSA oscilava em torno de 1,0. O toque retal mostrava próstata e 30 g, lisa, parenquimatosa, sem nódulos. No último retorno, um ano após o último exame, os sintomas praticamente não se alteraram. O toque retal mostrou a próstata com as mesmas características anterior e o PSA 2,4. Com esses dados, qual seria a sua conduta?
Usualmente três doenças estão associadas à presença do corrimento vaginal: candidíase, tricomoníase e vaginose. Nessa situação, a abordagem diagnóstica requer:
Recém-nascido submetido à cirurgia no quinto dia de vida por obstrução intestinal por íleo meconial. A etiologia mais provável é:
Após avaliação clínica de risco cardíaco pré-operatório, um paciente portador de neoplasia prostática, 70 anos, hipertenso, com insuficiência cardíaca compensada, será submetido à prostatectomia. O paciente realiza suas atividades normalmente, sem sintomatologia ao subir escadas ou caminhar durante uma hora diariamente. Apresenta PA = 110 x 70 mmHg, eletrocardiograma sem anormalidades e ecocardiografia, feita há um mês, com fração de ejeção de 54%. Qual deve ser sua conduta?
Compartilhar