Paciente submetida a colecistectomia videolaparoscópica apresenta hipotensão arterial e cianose; a ausculta cardíaca com estetoscópio esofágico revela um ruído de roda de moinho. O eletrocardiograma mostra aumento do QRS e taquicardia ventricular. Qual o diagnóstico provável?
A
Embolia gasosa.
B
Reação vagal.
C
Tromboembolismo não fatal.
D
Hipotensão decorrente da posição de Trendelemburg invertida.
E
Hipocapnia.
Outras questões
São métodos cirúrgicos utilizados para controle de sangramento agudo de varizes esofágicas, EXCETO:
Sobre isquemia e hemorragia cerebral, considere as seguintes afirmativas: 1. Não há achados clínicos específicos para distinção entre AVE hemorrágico ou isquêmico, no entanto sinais transitórios sugerem isquemia. 2. A zona de penumbra é a responsável, nos casos isquêmicos, pela melhora dos déficits. 3. A isquemia, diferente da hemorragia cerebral, é acompanhada de zona de penumbra. 4. Os déficits transitórios não apresentam alteração na neuroimagem se menores que 3 horas. Assinale a alternativa correta.
São causas de eosinofilia, EXCETO:
Paciente com 18 anos, portador de epilepsia com história de várias crises convulsivas nas últimas 24h. Início da crise em dedo indicador esquerdo, com acometimento de lábio e posteriormente braço ipsilateral. Relata o uso de fenitoína 300 mg/dia e fenobarbital 100 mg/dia. Chega ao Pronto Atendimento com história de paralisia de membro superior esquerdo. Dados vitais: PA 140 x 100 mmHg, FC 100 bpm e temperatura de 36,7ºC. Em relação ao caso, é correto afirmar: