Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente submetido à colecistectomia video laparoscópica com colangiografia pré-operatória, recebeu alta oligossintomática, retornou dois dias depois com quadro de dor abdominal difusa, vômitos, ultrassonografia demonstrando moderada quantidade de líquido intra abdominal. Qual o provável diagnóstico?

A
Pancreatite aguda.
B
Úlcera perfurada.
C
Coleperitônio.
D
Colangite aguda.
E
Pericardite aguda.
Como consequência de estímulos nas glândulas sebáceas, a dermatite seborréica pode ocorrer em pacientes que sofrem da:
Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:
Homem de 72 anos apresentou lesão ulcerada de 4 cm de diâmetro na parede posterior da grande curvatura gástrica (laudo do exame anatomopatológico: adenocarcinoma pouco diferenciado, com células em anel de sinete), sem evidência de doença metastática pelos exames de imagem. Foi realizada gastrectomia. Com base no quadro, considere as assertivas abaixo. I - Devido à maior agressividade dos adenocarcinomas, a margem de ressecção do tipo difuso deve ser de, no mínimo, 3 cm; II - Células em anel de sinete são encontradas no tipo difuso; III - Nos países ocidentais, a dissecção D2 modificada é recomendada.
Assinale o item INCORRETO, quanto aos critérios diagnósticos de um episódio maníaco:
Compartilhar