Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é:

A
cirurgia imediata para reparar o ducto torácico;
B
cirurgia imediata para ligar o ducto torácico;
C
drenagem torácica e dieta pobre em gordura;
D
observação e dieta pobre em gordura.
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Você tem em sua enfermaria um paciente de sexo masculino, 53 anos, portador de icterícia obstrutiva de longa evolução. Ao checar a evolução, você percebe que esse paciente, mesmo após 3 dias de reposição de vitamina K intramuscular, mantém tempo de protrombina bastante alargado (RNI 3,0). Em relação a essa informação, assinale a alternativa correta.
A presença de uma tumoração na linha média do pescoço, acima da tireoide, de consistência fibroelástica, arredondada, móvel à protrusão da língua, caracteriza o(a):
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
Compartilhar