Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente submetido a herniografia inguinal recidivada à direita com a técnica do Lichtenstein. Evoluiu com dor e edema no escroto por volta do 4º dia pós-operatório, que perdurou por oito semanas. O quadro clínico acima sugere:

A
lesão do nervo ilioinguinal direito.
B
lesão do ducto deferente direito.
C
lesão do nervo gênito-femoral, que seria evitada caso a técnica cirúrgica fosse laparoscópica.
D
torção testicular com re-exploração cirúrgica de urgência.
E
orquite isquêmica com tratamento conservador.
RN prematuro de 36 semanas, parto normal, bolsa rota 12 horas antes do parto, filho de mãe HIV positivo, P = 2400g, Apgar 2/6, com desconforto respiratório moderado; foi transferido para a UTIN e medicado com dieta zero, sonda nasogástrica aberta, hidratação venosa, oxigenoterapia 40% sob CPAP nasal é:
A atenção às intoxicações exógenas na emergência baseia-se em:
Qual a conduta imediata preconizada para um paciente que chega à emergência queixando-se de palpitação súbita há 25 minutos, encontrando-se taquicárdico (FC = 200 bpm), dispneico (FR > 30 ipm, presença de estertores em bases), sudorese fria, leve letargia e hipotenso (PA = 70/50 mmHg) com ECG mostrando quadro de Fibrilação Atrial?
Dentre os fatores listados abaixo, o mais importante para a eficácia da fototerapia no tratamento da hiperbilirrubinemia indireta em RNs é:
Compartilhar