Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Hematologia

Paciente submetido a lobectomia total tiroideana à direita com istmectomia por nódulo não captante. No pós-operatório imediato, apresentou edema e hematoma local. São considerações pertinentes à cirurgia tireoidiana e, no caso em questão:

A
observação cuidadosa, da função respiratória e, se necessário, entubação endotraqueal, curativo compressivo e encaminhamento para observação em U.T.I.
B
rever a hemostasia na sala cirúrgica, pois além do sangramento podem ter havido outras lesões acidentais locais.
C
se o hematoma se estabilizar devido à contensão da região cervical e não houver dificuldade respiratória, observar e monitorizar a função tireoidiana remanescente, pois o tipo de ressecção realizada pode levar ao hipotiroidismo e necessidade de reposição hormonal tireoidiana.
D
preocupação muito particular com a coagulação sanguínea e o uso de plasma fresco, além da necessidade do estudo de plaquetas e fibrinogênio.
E
manter o paciente em observação permanente e, se houver insuficiência respiratória, rever a hemostasia, mesmo porque, pode haver lesão do nervo recorrente, e a ablação eventual de paratireoides, no caso, não leva ao hipoparatiroidismo.
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família avaliou a atividade funcional de Sr. Pedro através da investigação das atividades de vida diária básicas. São AVDs básicas, EXCETO:
Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:
Uma hepatologista experiente lhe comunicou que seu filho está com insuficiência hepática aguda fulminante (não relacionada ao uso de acetaminofen). Isso quer dizer que seu filho tem:
Com relação à luxação do quadril, é correto afirmar que:
Compartilhar