Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Hematologia

Paciente submetido a lobectomia total tiroideana à direita com istmectomia por nódulo não captante. No pós-operatório imediato, apresentou edema e hematoma local. São considerações pertinentes à cirurgia tireoidiana e, no caso em questão:

A
observação cuidadosa, da função respiratória e, se necessário, entubação endotraqueal, curativo compressivo e encaminhamento para observação em U.T.I.
B
rever a hemostasia na sala cirúrgica, pois além do sangramento podem ter havido outras lesões acidentais locais.
C
se o hematoma se estabilizar devido à contensão da região cervical e não houver dificuldade respiratória, observar e monitorizar a função tireoidiana remanescente, pois o tipo de ressecção realizada pode levar ao hipotiroidismo e necessidade de reposição hormonal tireoidiana.
D
preocupação muito particular com a coagulação sanguínea e o uso de plasma fresco, além da necessidade do estudo de plaquetas e fibrinogênio.
E
manter o paciente em observação permanente e, se houver insuficiência respiratória, rever a hemostasia, mesmo porque, pode haver lesão do nervo recorrente, e a ablação eventual de paratireoides, no caso, não leva ao hipoparatiroidismo.
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Uma concentração de PSA total no sangue superior a 4,0 ng/dl é considerada anormal na maioria das provas e é sugestiva de câncer de próstata, PORTANTO pode ser usado como padrão ouro para o diagnóstico de câncer de próstata e define a estratégia terapêutica.
O método histoquímico atualmente utilizado para o diagnóstico da doença de Hirschsprung identifica a atividade aumentada na biópsia de reto e cólon de qual substância?
RN de termo logo após o nascimento apresenta distensão abdominal, dispneia, gemência e massa palpável em linha média. Ao raio de abdome apresenta extensas calcificações por todo abdome, mais concentradas em mesogástrio. Qual o diagnóstico mais provável?
Homem com 69 anos dá entrada no serviço de emergência com quadro de dor e distensão abdominal associado a náuseas e vômitos. História de prostatectomia há 15 anos. Nega outras comorbidades. O abdome mostra-se distendido e ligeiramente doloroso. Taquicárdico e hipotenso. Realiza os seguintes exames laboratoriais: Hemograma com 17500 leucócitos com 10% de bastões, potássio de 4,5 mEq/L, sódio de 139 mEq/L, lactato de 8 mmol/L e bicarbonato de 17 mEq/L. Assinale a alternativa com a melhor conduta para este paciente:
Compartilhar