Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Paciente submetido, há dois dias, à angioplastia coronária via femoral direita. Há duas horas queixa-se de dor inguinal e abaulamento no local da punção. O diagnóstico e a conduta são:

A
neuropatia isquêmica - analgesia com tramadol e carbamazepina;
B
aneurisma femoral roto - compressão local;
C
fístula arteriovenosa - cirurgia eletiva;
D
pseudoaneurisma femoral - cirurgia de urgência.
Forma reversível, porém, recorrente de doença hepática que ocorre no terceiro trimestre, sendo de bom prognóstico é a:
Lactente de 10 meses apresenta crise convulsiva generalizada em vigência de febre (T. axilar de 39°C), com duração inferior a 15 minutos. Não apresenta sinais de irritação meníngea, exame neurológico sem alterações, sem evidência de foco infeccioso. Apresentara quadro semelhante aos 6 e 9 meses, sendo atendido em hospital nos dois episódios. Não usa medicação profilática. Após estabilizar o paciente, seria fundamental a realização de qual exame complementar para confirmação diagnóstica?
Adolescente do sexo feminino de 12 anos de idade vem para consulta por estar apresentando no último mês quadro de agitação, dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar. Apresenta, ao exame físico, sudorese, taquicardia, emagrecimento, mãos úmidas e quentes, tremores finos de extremidades e aumento de volume em região cervical anterior, doloroso à palpação. A principal hipótese diagnóstica é:
O diagnóstico da sinusite na infância baseia-se obrigatoriamente:
Compartilhar