Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Paciente submetido, há dois dias, à angioplastia coronária via femoral direita. Há duas horas queixa-se de dor inguinal e abaulamento no local da punção. O diagnóstico e a conduta são:

A
neuropatia isquêmica - analgesia com tramadol e carbamazepina;
B
aneurisma femoral roto - compressão local;
C
fístula arteriovenosa - cirurgia eletiva;
D
pseudoaneurisma femoral - cirurgia de urgência.
São sintomas típicos de patologias articulares do quadril, exceto:
Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
Mulher de 57 anos queixa- se de vertigens com duração de 30 segundos, principalmente ao se virar na cama, olhar para cima e ao se levantar. Nega queixas auditivas, alteração na coordenação motora ou força muscular. É hipertensa em uso de Enalapril 20 mg 2 vezes ao dia e Clortalidona 25 mg. Ao exame físico, apresentou-se corada, com pressão arterial 130x76 quando estava deitada e em pé, 114x70 mmHg, frequência cardíaca de 78 bpm, bom estado geral, corada, murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular sem sopro, força grau V simétrica, pares cranianos preservados, reflexos osteotendíneos normais, manobra de Dix-Hallpike positiva à direita. Em relação a essa paciente, a hipótese diagnóstica e o tratamento são, respectivamente:
No suporte de vida avançado, na faixa pediátrica, quais drogas podem ser administradas por via endotraqueal ?
Compartilhar