Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Reumatologia

Ortopedia

Paciente tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 4 anos, com acometimento renal hematológico, neurológico e cutâneo, dependente de corticoide. Nos últimos 6 meses usou 10 gramas de corticoide e 6 gramas de ciclofosfamida. Há dois meses vem queixando-se de dor na região do quadril direito, principalmente no final do dia após longas caminhadas. A provável causa da dor é:

A
Artrite pelo LES.
B
Artrite séptica.
C
Necrose avascular de colo do fêmur.
D
Bursite hansênica.
E
Lombociatalgia.
Neuza, 42 anos, operada há um ano à colecistectomia videolaparoscópica, refere episódios de náuseas e dor em cólica em hipocôndrio direito. Refere colúria durante a última crise dolorosa há 1 semana. Exame físico: corada, anictérica, abdômen flácido, pouco doloroso à palpação em epigástrio e hipocôndrio direito. A ultrassonografia mostrou ausência de dilatação da via biliar. Qual o melhor exame a ser realizado em relação ao caso:
Assinale a alternativa correta:
Os diuréticos são drogas usualmente empregadas no tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca. Entre as alternativas abaixo, sobre esse tipo de droga, assinale a correta.
Uma das principais limitações do teste de sangue oculto nas fezes para o rastreamento do câncer colorretal é:
Compartilhar