Paciente, três anos de idade, é internado com história de tosse há 2 semanas, tendo piorado nos últimos dias com febre alta, anorexia e crises convulsivas. O exame físico mostra que o estado geral é precário, toxemiado, gemente, dispneico com tiragem IC. O RX de tórax mostra imagem de condensação bilateral. O PPD foi forte reator e o LCR: hipercelularidade, hiperproteinorraquia e hipoglicemia. O diagnóstico mais provável é:
A
septicemia com choque tóxico infeccioso.
B
HIV/SIDA.
C
envolvimento neurológico pelo Micobacterium tuberculosis.
D
histiocitose X.
E
neurocísticercose.
Outras questões
Você está examinando um recém-nascido em programação de alta hospitalar no alojamento conjunto e, ao realizar triagem neonatal com oximetria de pulso (“teste do coraçãozinho”), observa que a saturação no membro superior direito é de 98% e a do membro inferior é 94% em duas medições com intervalo de uma hora entre elas. Qual o significado desse achado e a conduta adequada a seguir?
Em um paciente apresentando perda ponderal significativa, a presença da tríade composta por hematúria, dor e massa em flanco deve sugerir como principal hipótese diagnóstica:
"A obtenção de uma história clínica detalhada é essencial em pacientes com lesões no sistema do músculo esquelético para facilitar o diagnóstico e tratamento precisos". A respeito da correlação entre o mecanismo do trauma e as lesões comumente associadas, é correto afirmar:
Os extraordinários benefícios do aleitamento materno estão bem documentados sejam eles de ordem nutricional, afetiva, imunológica, cognitiva ou econômica. O uso de medicamento durante a lactação é uma prática muito frequente e uma causa importante de interrupção do aleitamento materno. Isso se deve basicamente à carência de informações sobre muitos fármacos. O desconhecimento e o desinteresse dos profissionais de saúde sobre o tema são citados na literatura como fatores que contribuem para o desmame. Em relação às interações entre fármacos e amamentação assinale a alternativa correta: