Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente, três anos de idade, é internado com história de tosse há 2 semanas, tendo piorado nos últimos dias com febre alta, anorexia e crises convulsivas. O exame físico mostra que o estado geral é precário, toxemiado, gemente, dispneico com tiragem IC. O RX de tórax mostra imagem de condensação bilateral. O PPD foi forte reator e o LCR: hipercelularidade, hiperproteinorraquia e hipoglicemia. O diagnóstico mais provável é:

A
septicemia com choque tóxico infeccioso.
B
HIV/SIDA.
C
envolvimento neurológico pelo Micobacterium tuberculosis.
D
histiocitose X.
E
neurocísticercose.
Homem com 22 anos procura atendimento por sentir dor no joelho direito. Refere que o quadro iniciou há 2 semanas, após uma partida de futebol, e informa uma sensação de instabilidade do membro inferior direito. A dor não se intensifica com a manobra da gaveta anterior. Qual a causa mais provável?
Considere as afirmações abaixo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). I - Mulheres são 2 vezes mais vulneráveis do que seus parceiros masculinos para adquirirem gonorreia, clamídia, hepatite B e cancro mole após exposição única; II- Fazem parte do diagnóstico diferencial de úlceras genitais: sífilis, difteria, Doença de Crohn, tuberculose e donovanose; III- A mulher pode ser portadora assintomática de cancro mole. É necessário realizar punção do bubão com agulha grossa para diagnóstico etiológico e tratamento adequado. Qual a alternativa correta?
São contraindicações absolutas para o uso de DIU, exceto:
Quanto à avaliação materna e fetal durante o trabalho de parto, é correto afirmar.
Compartilhar