Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Paciente, três anos de idade, é levado à consulta com história de obstrução nasal há mais de 20 dias, eliminando secreção amarelada e fétida, acompanha anorexia, irritabilidade e febre. O estado geral é bom, nota-se conjuntivite purulenta à esquerda. Em relação a essa patologia, é incorreto afirmar:

A
Raio-X de seios da face é fundamental para o diagnóstico
B
Uso de descongestionante sistêmico não está indicado, pois não mudam o curso da doença
C
A lavagem nasal com soro fisiológico é recomendável
D
A rinoscopia e TC podem estar indicadas nos casos crônicos, graves e recidivantes
E
As infecções são causadas por bactérias, especialmente em crianças
Paciente masculino, 47 anos, chega ao hospital queixando-se de dor abdominal generalizada, de forte intensidade, tipo cólica, com intervalos de 15 minutos. Sente náuseas, nega vômitos e evacuou há 12 horas. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso, abdome distendido, com cicatriz cirúrgica antiga sobre o ponto de McBurney. Avaliação bioquímica mostra hematócrito 47%, 9.000 leucócitos, Na 130, K 2,9, creatinina 2,1 e amilase 643 UI. Levando-se em consideração o quadro acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira linha no manuseio da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas em comparação prospectiva e randomizada com escleroterapia, capaz de demonstrar aumento de sobrevida em estudos randomizados com placebo.
Em relação à alfafetoproteína, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação ao linfoma gástrico, assinale a alternativa correta.
Compartilhar