Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:

A
Manobra de Mattox e zona um do retroperitônio.
B
Manobra de Cattell-Braasch e zona dois do retroperitônio
C
Manobra de Feliciano e zona três do retroperitônio
D
Manobra de Billroth e zona um do retroperitônio
E
Manobra de Kocher ampliada e zona dois do retroperitônio
Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?
A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultado da combinação de alta incidência com alta suscetibilidade às lesões. Marque a alternativa INCORRETA:
Paciente masculino 21 anos, é trazido ao pronto-atendimento após impacto em região pré-tibial e tornozelo esquerdo. Ao exame físico da região pré-tibial observa-se: dor e crepitação óssea à palpação e deformidade óssea visível. No exame do tornozelo observa-se: dor, aumento de volume local e acentuada limitação funcional. Não houve possibilidade de verificar a mobilidade para o lado contrário do ligamento pela dor informada. Assinale a alternativa que contém os diagnósticos atribuídos a cada parte afetada e manejo inicial.
A zetaplastia é um retalho de ___________ e, se feita com ângulos de 60º acarreta um alongamento de ___________ no comprimento da cicatriz. Assinale a alternativa que melhor preenche os espaços.
Compartilhar