Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:

A
Manobra de Mattox e zona um do retroperitônio.
B
Manobra de Cattell-Braasch e zona dois do retroperitônio
C
Manobra de Feliciano e zona três do retroperitônio
D
Manobra de Billroth e zona um do retroperitônio
E
Manobra de Kocher ampliada e zona dois do retroperitônio
Recém-nato a termo, após 30 segundos de assistência adequada na sala de parto, evoluiu com respiração regular, FC = 110 bpm, acrocianose. A conduta neste momento será:
O paciente politraumatizado, com abertura ocular com estímulos verbais, flexão anormal aos estímulos dolorosos e emissão de sons incompreensíveis tem Glasgow de:
Em relação ao choque, marque a opção correta.
Paciente de 25 anos sofreu queda de altura de 2 metros, com trauma em membro inferior direito. Atendido no serviço de emergência com 1 hora de evolução, é diagnosticada uma fratura transversa de ossos da perna, associada a ferimento da pele de 3 cm, com exposição dos fragmentos ósseos. A ferida apresenta-se de aspecto limpo e não há sinais de comprometimento vascular ou nervoso. Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado dessa lesão.
Compartilhar