Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:
A
Manobra de Mattox e zona um do retroperitônio.
B
Manobra de Cattell-Braasch e zona dois do retroperitônio
C
Manobra de Feliciano e zona três do retroperitônio
D
Manobra de Billroth e zona um do retroperitônio
E
Manobra de Kocher ampliada e zona dois do retroperitônio
Outras questões
Homem de 65 anos procurou o pronto-socorro com queixa de dificuldade miccional há três anos, caracterizada por micção com jato fraco e gotejamento terminal, intervalo miccional diurno de aproximadamente uma hora e nictúria de quatro vezes por noite. Há uma semana refere aumento da frequência miccional com micções a cada 10 minutos em pequena quantidade e jato urinário reduzido. Há dois dias apresenta quadro de fraqueza e vômitos. Ao exame físico, apresenta-se afebril, eupneico, pulso = 8 bpm; PA = 150 x 100 mmHg; globo vesical palpável na altura da cicatriz umbilical e o toque retal revelou próstata aumentada com nódulo endurecido de cerca 8 mm na base do lobo lateral D. Os exames complementares revelaram ureia = 90 mg/dl; creatinina = 8,5 mg/dl; sódio = 142 mEq/L e potássio 4,8 mEq/L. A ultrassonografia mostrou bexiga de esforço com resíduo pós-miccional de 400 ml e próstata com peso aproximado de 70 g, além de uretero-hidronefrose bilateral. A melhor conduta inicial consiste em:
Qual das seguintes medicações pode precipitar o glaucoma de fechamento angular agudo?
A Hiperplastia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se por:
VBD, 37 anos, gênero feminino, bibliotecária, queixa-se de dor incaracterística nas pernas, principalmente à esquerda, tipo queimação, de longa evolução, mas que piorou após a segunda gestação a termo há 6 meses. Informa episódio de trombose venosa profunda (TVP) após o primeiro parto ocorrido há 5 anos. Ao exame, paciente com sobrepeso (IMC=31 Kg/m²). Presença de pulsos pediosos, poplíteos e femorais normais. Enovelado de veias mais evidentes em membro inferior esquerdo, depressíveis ao toque. Pele de coloração mais escura com alterações tróficas em porção mais distal. Realizado ultrassonografia (US) com Doppler dos membros inferiores. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa ERRADA: