Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:

A
Manobra de Mattox e zona um do retroperitônio.
B
Manobra de Cattell-Braasch e zona dois do retroperitônio
C
Manobra de Feliciano e zona três do retroperitônio
D
Manobra de Billroth e zona um do retroperitônio
E
Manobra de Kocher ampliada e zona dois do retroperitônio
Em relação à doença de Legg-Calvé-Perthes, é correto afirmar que:
Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:
Menino de 05 anos de idade, bem nutrido, sem nenhum sinal ou sintoma prévio, voltando de uma festa, apresenta leve quadro diarreico, seguido de dor abdominal que começou em torno da cicatriz umbilical e agora migra para baixo e para a direita. Temperatura axilar, 37,9 graus e retal, 39°. Não quer comer. À palpação, há sensibilidade maior no flanco e fossa ilíaca direitos. A radiografia simples do abdome é inexpressiva, exceto pela presença de fecalito no limite inferior do flanco direito. O toque retal, embora mais sensível na parede direita e mais alta do reto, revelou apenas presença de muco. Diante deste quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Cláudio tem 42 anos, está obeso, com a pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Vem ao consultório por apresentar uma síndrome gripal há 10 dias. É tabagista desde os 16 anos. Fuma 02 maços/dia e acende o primeiro cigarro logo após acordar. Quando perguntado sobre o desejo de parar de fumar, diz que já tentou, mas sem sucesso. Deseja tentar de novo. Você o orienta a, EXCETO:
Compartilhar