Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.

A
Trata-se de choque hipovolêmico e o paciente necessita de transfusão imediata de concentrado de hemácias
B
O paciente necessita de toracotomia imediata para tratamento de tamponamento cardíaco
C
O paciente provavelmente necessita de drenagem de tórax.
D
Trata-se de choque séptico, a cirurgia deve ser encerrada o mais rápido possível e o paciente deve ser removido à UTI
E
A radiografia de tórax e a pericardiocentese são mandatórias para o diagnóstico do caso acima
Lactente de 20 meses apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo direito. O pai informa que a dor surgiu subitamente, após a criança ser erguida pelo antebraço. Essa condição clínica é decorrente de:
Uma menina de 2 meses de idade apresenta desde o nascimento epífora de ambos os olhos, exsudato mucopurulento abundante principalmente ao acordar. A mãe se queixa de estar sempre limpando os olhos da criança e que está sendo pressionada pelas avós pela manutenção até então do problema. Ao exame ocular, encontramos crosta amarelada bilateral em pálpebras inferiores, conjuntivas sadias e sem hiperemia, movimentação ocular extrínseca e intrínseca preservadas. Qual o provável diagnóstico da criança?
Um récem-nascido que sofreu asfixia perinatal apresenta hematúria macroscópica, aumento do rim esquerdo, anemia microangiopática e trombocitopenia. Qual o provável diagnóstico?
Adulto jovem, masculino, apresentando tumor cístico cervical mediano abaixo do osso hioide. Ao exame físico manobra de Sistrunk positiva. Qual o principal diagnóstico etiológico?
Compartilhar