Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.

A
Trata-se de choque hipovolêmico e o paciente necessita de transfusão imediata de concentrado de hemácias
B
O paciente necessita de toracotomia imediata para tratamento de tamponamento cardíaco
C
O paciente provavelmente necessita de drenagem de tórax.
D
Trata-se de choque séptico, a cirurgia deve ser encerrada o mais rápido possível e o paciente deve ser removido à UTI
E
A radiografia de tórax e a pericardiocentese são mandatórias para o diagnóstico do caso acima
Em relação ao Esôfago de Barrett, assinale a alternativa correta:
Criança com 12 anos de idade apresenta quadro de coriza, dor de garganta, febre e tosse seca acentuada. No exame físico apresenta FR de 40 irpm e raros sibilos. Radiografia de tórax mostrou infiltrado intersticial nos campos médios dos dois pulmões com pequenas áreas de densidade homogênea. Assinale o item CORRETO:
Em um paciente alcoolista é detectado um tempo de protrombina prolongado. Em relação a este achado, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
Um grupo de pessoas apresentou quadro de diarreia aquosa, náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica duas horas após participarem de um evento onde foram servidos hambúrgueres, salada e maionese. O agente etiológico mais provável é:
Compartilhar