Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.

A
Trata-se de choque hipovolêmico e o paciente necessita de transfusão imediata de concentrado de hemácias
B
O paciente necessita de toracotomia imediata para tratamento de tamponamento cardíaco
C
O paciente provavelmente necessita de drenagem de tórax.
D
Trata-se de choque séptico, a cirurgia deve ser encerrada o mais rápido possível e o paciente deve ser removido à UTI
E
A radiografia de tórax e a pericardiocentese são mandatórias para o diagnóstico do caso acima
A varicocele infantojuvenil é mais comum em:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo a seguir: para um portador de nefrolitíase por cálculos de oxalato de cálcio reduzir o risco de formação de novos cálculos, a orientação dietética deve incluir dieta ________ em cálcio, ________ em proteína de origem animal, _______ em sódio e _______ em potássio.
No que se refere às cardiopatias congênitas assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. No aeroporto, durante a espera do seu embarque, você presencia uma criança de 5 anos cair subitamente. Ao atendê-la, verifica que está inconsciente/arresponsiva, sem pulso central. Diante do ocorrido, se você estivesse sozinho e dispusesse de dispositivo de proteção, qual o procedimento adequado?
Compartilhar