Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.

A
Trata-se de choque hipovolêmico e o paciente necessita de transfusão imediata de concentrado de hemácias
B
O paciente necessita de toracotomia imediata para tratamento de tamponamento cardíaco
C
O paciente provavelmente necessita de drenagem de tórax.
D
Trata-se de choque séptico, a cirurgia deve ser encerrada o mais rápido possível e o paciente deve ser removido à UTI
E
A radiografia de tórax e a pericardiocentese são mandatórias para o diagnóstico do caso acima
Qual o quadro articular mais sugestivo de artrite reumatoide:
A larva migrans visceral inclui a presença de febre, hepatomegalia e tosse, entre outras manifestações clínicas. É correto afirmar que:
Em relação à anafilaxia na infância, é INCORRETO afirmar:
Um recém-nascido de parto vaginal há 36 horas apresenta quadro de conjutivite com edema e secreção purulenta em ambos os olhos. Não há evidências clínicas e/ou laboratoriais de doença disseminada. Foi coletada secreção ocular para realização de bacterioscopia pelo Gram e cultura. Qual é a descriçao da bacterioscopia esperada para este caso?
Compartilhar