Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Pacientes com queimaduras extensas têm necessidades calóricas aumentadas, pelo gasto metabólico exacerbado. Das alternativas abaixo apresentadas, assinale a que NÃO deve ser utilizada para minimizar tal gasto metabólico:

A
hipotermia passiva induzida
B
analgesia e sedação
C
prevenção e tratamento de infecção
D
uso de betabloqueadores
E
desbridamento e cobertura das áreas queimadas
Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
O tipo de HPV com potencial oncogênico é o:
Uma criança de 7 anos estava brincando quando se dependurou em um tanque de lavar roupa que virou e caiu sobre ele gerando um trauma abdominal contuso na região supraumbelical do abdômen. À admissão na emergência a criança apresentava-se com dor abdominal intensa e foi submetida a um raio X de abdômen e tórax que evidenciou imagem de gás circundando os rins e grandes vasos abdominais. Esse achado mais provavelmente se deve a lesão de qual dos seguintes órgãos?
Compartilhar