Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Pacientes de 54 anos fez mamografia há 15 dias, que mostrou nódulo neoformado de 5 mm isodenso, fez ultrassom que mostrou tratar-se de nódulo cístico homogêneo de bordos regulares, história familiar de mãe com câncer de mama aos 84 anos. Qual a melhor conduta?

A
Exerése do nódulo.
B
Acompanhamento mamográfico anual.
C
Encaminhar ao oncologista.
D
Acompanhamento mamográfico trimenstral.
E
Realização de PET scan.
Gestante de 36 semanas dá entrada no pronto-socorro com sudorese, palidez cutânea e dor abdominal. Ao exame constata-se útero de consistência lenhosa, pressão arterial 160/100 mmHg e toque vaginal com colo dilatado 3 cm, médio, bolsa íntegra e apresentação cefálica. Qual conduta seria mais apropriada a seguir?
Homem, 71 anos, assintomático, com antecedentes de hipertensão e ex-tabagismo. Em consulta anterior de rotina foi encontrada massa abdominal pulsátil e expansível em mesogástrio com limites mal definidos. Após realização de ultrassom de abdome, o paciente retorna com laudo mostrando aneurisma fusiforme de aorta abdominal infrarrenal de 4,0 cm de diâmetro e 8,0 cm de extensão. Qual a melhor conduta diante deste achado?
Na hepatite alcoólica usa-se o seguinte critério para a indicação de tratamento com corticosteroide:
Paciente de 8 anos dá entrada na Sala de Emergência trazido pelos pais por estar inconsciente, após crise convulsiva em casa. Você checa o pulso carotídeo e ele está presente, mas percebe a respiração irregular (frequência respiratória 6 inc/min). Iniciado suporte respiratório com dispositivo Bolsa Máscara Válvula (BMV) e instalada monitorização cardíaca. O ritmo cardíaco é sinusal, com frequência cardíaca de 50 bpm. Tempo de enchimento capilar de 4 segundos e pressão arterial de 60x40 mmHg. Qual a conduta CORRETA para este caso?
Compartilhar