Pacientes portadoras de traço falcêmico estão mais propensas, durante a gestação, a apresentarem:
A
Descolamento prematuro da placenta
B
Trombose de artéria umbilical
C
Infecção do trato urinário
D
Hipertensão gestacional
E
Embolia por líquido amniótico
Outras questões
O tronco celíaco constitiu um importante ponto de referência na cirurgia abdominal. Fazem parte do tronco celíaco:
Mulher, 23 anos, vem pela manhã à Unidade de Saúde da Família para realizar o exame citopatológico de colo uterino. O médico observa que na sala de espera a paciente apresenta risos imotivados, tosse, letargia, conversa com todos os presentes, com fala lentificada, está comendo a segunda barra de chocolate. Durante a consulta, constata hiperemia conjuntival, taquicardia, xerostomia, midríase, temperatura de 35,4°C. Registros de prontuário anterior apontam um irmão esquizofrênico. Mantida para observação, apresentou franca normalização dos sinais vitais e comportamentais, bem como recuperação da crítica. Considerando síndromes correlatas ao uso de drogas como hipótese diagnóstica, o diagnóstico e conduta são:
Paciente do sexo masculino, 26 anos de idade, sem outras comorbidades, no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica, evolui com dor em mesogástrio tipo cólica, sem vômitos, com parada na eliminação de flatos e fezes. A conduta mais indicada deve ser:
Um recém-nascido de parto normal, Apgar 9/10, com 8 horas de vida inicia quadro de cianose, taquidispneia e taquicardia. Com 14 horas de vida, está hipotenso, apresentando pulsos finos e enchimento capilar acima de 3. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.