Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Pais de um lactente de 2 meses procuram o serviço médico, afirmando que a criança apresenta quadro de vômitos repetidos pós-alimentares há 1 mês, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, com desidratação moderada e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável para o diagnóstico, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:

A
Estenose hipertrófica de piloro; endoscopia; jejum e descompressão gástrica.
B
Pâncreas anular, colangiopancreatografia; jejum e descompressão gástrica.
C
Estenose hipertrófica de piloro; ultrassonografia de abdome; tratamento cirúrgico.
D
Estenose hipertrófica de piloro; seriografia esôfago-estômago-duodeno; jejum e descompressão gástrica.
E
Pâncreas anular; pHmetria e tratamento cirúrgico.
A concepção de que os linfomas gástricos de baixo grau têm aspectos semelhantes aos tecidos linfoides associados à mucosa (MALT – mucosa associated lymphoid tissue) constitui um avanço importante na compreensão dos linfomas gástricos. Em relação ao linfoma MALT, assinale a alternativa correta.
Médico atende no Posto de Saúde uma menina de três anos de idade, cuja mãe deseja informações sobre a necessidade de administrar vacinas complementares na filha. Ela informa ter sabido recentemente que a criança tem anemia falciforme. O cartão de imunizações está atualizado, conforme o calendário do Ministério da Saúde. A melhor orientação para o caso é:
Com relação ao desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta.
Mãe de um menino de dois meses portador de Síndrome de DOWN procura o ambulatório para acompanhamento da criança. Traz uma investigação preliminar com TSH e T4 normais. Após exame físico cauteloso, a conduta mais adequada para dar prosseguimento imediato à investigação consiste em solicitar:
Compartilhar