Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Pais de um lactente de 2 meses procuram o serviço médico, afirmando que a criança apresenta quadro de vômitos repetidos pós-alimentares há 1 mês, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, com desidratação moderada e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável para o diagnóstico, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:

A
Estenose hipertrófica de piloro; endoscopia; jejum e descompressão gástrica.
B
Pâncreas anular, colangiopancreatografia; jejum e descompressão gástrica.
C
Estenose hipertrófica de piloro; ultrassonografia de abdome; tratamento cirúrgico.
D
Estenose hipertrófica de piloro; seriografia esôfago-estômago-duodeno; jejum e descompressão gástrica.
E
Pâncreas anular; pHmetria e tratamento cirúrgico.
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Jovem procura seu médico, por quadro iniciado há dois meses, de febre vespertina, sudorese noturna e perda ponderal. É percebido aumento de volume na região cervical compatível com linfonodomegalia, que é biopsiada com exame histopatológico, mostrando doença de Hodgkin tipo predomínio linfocitário. Dos achados abaixo, o que confere pior prognóstico para o paciente é a presença de:
As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Quanto ao exame físico da paciente e segundo os estágios da Tenner, amelhor classificação para a paciente descrita é:
Qual das opções abaixo NÃO correlaciona corretamente uma doença com as características clínicas correspondentes da dor?
Compartilhar