Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Para diferenciação entre lesões benignas e malignas da tireoide, qual o melhor método diagnóstico considerando que o nódulo da tireoide apresente 10 mm de diâmetro?

A
Ultrassonografia de tireoide.
B
Cintilografia de tireoide.
C
Iodo radioativo.
D
Punção aspirativa por agulha fina.
E
TSH ultrassensível.
Dos exemplos abaixo quais você solicitaria no caso de uma pessoa idosa apresentasse dispneia súbita pós-correção cirúrgica ortopédica:
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Um paciente com cinco anos de idade vem ao consultório com queixas de ronqueira noturna e prurido nasal. A radiografia de cavum mostra grande redução do espaço aéreo por hipertrofia de adenoides. Qual a conduta correta a seguir?
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Compartilhar