Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Para prevenção de varicela pós-exposição, é recomendada:

A
Vacinar lactente de 6 meses cuja mãe não teve varicela.
B
Vacinar prematuro <28 semanas cuja mãe não teve varicela.
C
Administrar VZIG nos contatos até 96 horas.
D
Administrar VZIG para recém-nascido cuja mãe teve varicela 2 dias antes do parto.
E
Apenas seguimento e após surgirem os pródomos administrar VZIG.
Dona Ana da Conceição, uma senhora de 65 anos, teve detectado um tumor mamário em exame mamográfico de rotina, exame que não lhe era habitual realizar. Não se interessou pelo resultado e demorou a procurar um mastologista. Muito religiosa, dizia a si mesma que aquilo não era nada. Apresentando dor na região lombar, resolveu procurar ortopedista, que constatou tratar-se de uma metástase óssea. Realizou cirurgia, iniciou a quimioterapia, mas continuava nervosa, às vezes, triste e quieta. Depois, comentava com amigos e parentes que estava conformada e que essa era "a vontade de Deus". Pacientes conscientes da proximidade de sua morte costumam passar por fases, muito bem estabelecidas e difundidas em unidades de cuidados paliativos. As fases mais adequadas à sequência do relato apresentado são:
Menino de 10 anos apresenta, há 3 dias, febre, adinamia e diminuição da acuidade visual do olho direito, que veio para a frente (sic). Exame físico: edema e eritema palpebrais à direita, com proptose, quemose, hiperemia conjuntival e diminuição da motilidade ocular extrínseca. A hipótese diagnóstica correta é:
A respeito de afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item seguinte. Um paciente com hemorroidas internas de segundo grau apresenta, caracteristicamente, hematoquezia e prolapso dos mamilos hemorroidários durante a evacuação, os quais necessitam de manobras digitais para a sua redução.
Dentre as síndromes falciformes, a hemoglobinopatia SC tem um comportamento clínico mais brando do que a hemoglobinopatia SS. Duas situações clínicas são mais frequentes na hemoglobinopatia SC:
Compartilhar