Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Para qual das pacientes menopausadas abaixo citadas você indicaria terapia hormonal? Referência: ROTINAS EM GINECOLOGIA - Fernando Freitas e cols. Climatério.

A
52 anos, assintomática, sedentária, fumante, pesando 42 quilos.
B
52 anos, sedentária, fumante, com história de osteoporose e trombose venosa profunda.
C
52 anos, sedentária, fumante, mastectomizada.
D
52 anos, sedentária, fumante, assintomática, pesando 86 quilos.
E
52 anos, sedentária, assintomática, história familiar de câncer de mama.
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.
Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. O tratamento mais adequado é:
Qual dos parâmetros laboratoriais abaixo sugere uma insuficiência renal aguda pré-renal?
Compartilhar