Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Para qual das pacientes menopausadas abaixo citadas você indicaria terapia hormonal? Referência: ROTINAS EM GINECOLOGIA - Fernando Freitas e cols. Climatério.

A
52 anos, assintomática, sedentária, fumante, pesando 42 quilos.
B
52 anos, sedentária, fumante, com história de osteoporose e trombose venosa profunda.
C
52 anos, sedentária, fumante, mastectomizada.
D
52 anos, sedentária, fumante, assintomática, pesando 86 quilos.
E
52 anos, sedentária, assintomática, história familiar de câncer de mama.
Homem de 60 anos de idade, afro descendente, com queixa de dor lombar irradiada para o membro inferior esquerdo e perda da força muscular, fraqueza e fadiga. Há dois meses internado por pneumonia e tratado com recuperação. Exame físico: emagrecido, hipocorado (+++/+4), ausência de hepatoesplenomegalia. Exames complementares: 2,94 hemácias, Hg: 8,5 g%, ht: 27% com 3.400 leucócitos VHS 127 mm. Proteínas totais de 10g/dl, albumina de 4,8g/dl e globulinas de 5,2g/dl. Eletroforese de proteínas com lgG de 7g/dl.Uréia 138mg/dl e creatinina de 2,8 mg/dl. RMN da coluna com sinais de compressão medular. O paciente apresentou fratura patológica de úmero ao tomar postura para radiografia do tórax. Em relação a hipótese diagnóstica mas provável, qual a afirmação está INCORRETA:
Você recebe em sua unidade de saúde da família uma adolescente de 17 anos vinda do interior. Ela está no puerpério recente (3 dias) de seu segundo filho, um menino que nasceu em casa no final de semana. Ela foi à Maternidade onde estimaram seu capurro em 36 semanas, o peso de 2,0 kg, estatura de 45cm e perímetro cefálico de 32cm. Ao exame clínico, o bebê apresenta apenas criptorquidia unilateral. Você a orienta a:
São características do carcinoma espinocelular de esôfago, EXCETO:
Quanto ao tratamento da asma, é CORRETO afirmar:
Compartilhar