Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Para reduzir os níveis da endemia tuberculosa no Brasil, é necessário:

A
estender o tratamento quimioterápico a todos os comunicantes dos casos diagnosticados de tuberculose-doença.
B
implementar medidas, para que o tratamento completo dos doentes seja realizado em regime hospitalar.
C
garantir maior número de vagas no tratamento ambulatorial entregando aos doentes, na primeira consulta, toda a medicação do esquema completo e estimulando sua autoadministração.
D
realizar a investigação bacteriológica em todos os sintomáticos respiratórios há mais de 3 semanas, dando início ao tratamento precoce nos casos identificados de tuberculose-doença.
E
implementar medidas para que todos os doentes em tratamento de tuberculose recebam a vacina BCG, a fim de melhorar sua resposta imunológica.
Lactente de nove meses é sacudido violentamente por seu pai, porque "estava chorando muito e não deixava ninguém dormir". A expressão clínica mais provável nesta categoria de maus-tratos é:
SJM, masculino, três anos de idade, com história de quadro viral leve há 7 dias. Nos últimos dois dias, vem apresentando dor em região coxofemoral direta e claudicação. Ao exame físico, apresenta febre baixa e limitação de movimentos. Apresenta hemograma com leucocitose discreta e VHS = 18 mm. Qual o provável disgnóstico e o tratamente para esta criança?
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Compartilhar