Para reduzir os níveis da endemia tuberculosa no Brasil, é necessário:
A
estender o tratamento quimioterápico a todos os comunicantes dos casos diagnosticados de tuberculose-doença.
B
implementar medidas, para que o tratamento completo dos doentes seja realizado em regime hospitalar.
C
garantir maior número de vagas no tratamento ambulatorial entregando aos doentes, na primeira consulta, toda a medicação do esquema completo e estimulando sua autoadministração.
D
realizar a investigação bacteriológica em todos os sintomáticos respiratórios há mais de 3 semanas, dando início ao tratamento precoce nos casos identificados de tuberculose-doença.
E
implementar medidas para que todos os doentes em tratamento de tuberculose recebam a vacina BCG, a fim de melhorar sua resposta imunológica.
Outras questões
Avalie as afirmativas a seguir: O diagnóstico do tétano é baseado totalmente em achados clínicos. · O diagnóstico de botulismo deve ser considerado em paciente com paralisia simétrica descendente, febre e status mental intacto. · O diagnóstico laboratorial de infecção gonocócica em homens é rapidamente obtido por coloração Gram de exsudato uretral encontrando monococos ou diplococos Gram negativo intra-celular. · HELICOBACTER PYLORY é fator de risco para úlcera péptica, adenocarcinoma do estômago e linfoma MALT gástrico. · Quase todos os órgãos poderão ser acometidos por Blasto micose.
Todos os fatores abaixo são protetores contra a infecção do sítio cirúrgico, EXCETO:
A presença de Acantose Nigricans pode estar relacionada à:
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?