Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Para reduzir os níveis da endemia tuberculosa no Brasil, é necessário:

A
estender o tratamento quimioterápico a todos os comunicantes dos casos diagnosticados de tuberculose-doença.
B
implementar medidas, para que o tratamento completo dos doentes seja realizado em regime hospitalar.
C
garantir maior número de vagas no tratamento ambulatorial entregando aos doentes, na primeira consulta, toda a medicação do esquema completo e estimulando sua autoadministração.
D
realizar a investigação bacteriológica em todos os sintomáticos respiratórios há mais de 3 semanas, dando início ao tratamento precoce nos casos identificados de tuberculose-doença.
E
implementar medidas para que todos os doentes em tratamento de tuberculose recebam a vacina BCG, a fim de melhorar sua resposta imunológica.
Paciente com história de hepatite crônica por vírus C, sem seguimento médico ambulatorial há 12 anos, apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de aumento progressivo de volume abdominal e desconforto respiratório. Ao exame apresenta-se consciente, com aranhas vasculares, eritema palmar, ascite tensa e circulação colateral evidente em parede abdominal. Baseando-se no caso apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.
Qual das seguintes condições NÃO está associada à fístula perianal?
A respeito da correção de distúrbios hidroeletrolíticos no paciente cirúrgico é CORRETO afirmar:
Compartilhar