Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Para reduzir os níveis da endemia tuberculosa no Brasil, é necessário:

A
estender o tratamento quimioterápico a todos os comunicantes dos casos diagnosticados de tuberculose-doença.
B
implementar medidas, para que o tratamento completo dos doentes seja realizado em regime hospitalar.
C
garantir maior número de vagas no tratamento ambulatorial entregando aos doentes, na primeira consulta, toda a medicação do esquema completo e estimulando sua autoadministração.
D
realizar a investigação bacteriológica em todos os sintomáticos respiratórios há mais de 3 semanas, dando início ao tratamento precoce nos casos identificados de tuberculose-doença.
E
implementar medidas para que todos os doentes em tratamento de tuberculose recebam a vacina BCG, a fim de melhorar sua resposta imunológica.
Lactente de dois meses de idade, sexo masculino, foi internado pela primeira vez, com história de febre baixa, queixa de tosse seca persistente, taquipneia, raros episódios de sibilância, com antecedentes de parto vaginal e conjuntivite no período neonatal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ausência de tiragem inter ou subcostal, com subcrepitantes e alguma crepitação fina em ambas as bases pulmonares. Qual o provável agente etiológico do quadro pulmonar descrito?
No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).
Considere as assertivas abaixo em relação às intoxicações exógenas.I - Salvo poucas exceções, administração de carvão ativado isoladamente é a intervenção adequada em caso de intoxicação por ingestão de medicamentos. II - Lavagem gástrica está contraindicada em caso de ingestão de substâncias cáusticas. III - Xarope de Ipeca (para induzir vômitos) está indicado para pacientes que apresentam piora progressiva de sensório. Quais as corretas?
Paciente com traumatismo craniano desenvolve hipertensão intracraniana e tríade de Cushing que consiste em:
Compartilhar