Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Para se classificar um paciente como tendo AIDS (ou SIDA - síndrome da imunodeficiência adquirida), ele deve ter o vírus HIV (ou VIH - vírus da imunodeficiência humana) mais uma condição definidora da doença, que pode ser uma infecção oportunista, uma neoplasia maligna ou um exame laboratorial demonstrando severa imunossupressão (CD4 < 200/mm³). Sobre HIV e AIDS, considere as afirmativas a seguir: 1. Entre as principais infecções oportunistas, no nosso meio são comuns: pneumonia por Pneumocystis jirovecii (P. carinii), neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e candidíase esofágica. 2. Entre as neoplasias malignas definidoras de AIDS, destacam-se a neurolinfoma, o sarcoma de Kaposi e o carcinoma invasivo de colo uterino. 3. Na síndrome retroviral aguda ou infecção aguda (ou primária) pelo HIV, o exame laboratorial anti-HIV Elisa (ou outro método de screening) pode ser negativo. Nessa situação, o anti-HIV Western-blot é o melhor teste diagnóstico, pois apresenta maior especificidade. 4. Aspergilose disseminada, a principal infecção fúngica invasiva, tem o diagnóstico frequentemente feito através de biópsia de medula óssea. O fluconazol é um dos antifúngicos utilizados para tratamento, pela sua baixa toxicidade. 5. Entre os principais efeitos colaterais dos inibidores de protease (IPs), antirretrovirais muito utilizados, destacam-se anemia, exantema (rash) e hepatotoxicidade. Este último evento adverso está relacionado ao fato de a metabolização dos IPs ocorrer no sistema enzimático hepático citocromo P450. Assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Mulher de 73 anos, em tratamento para neuralgia pós-herpética, demência do tipo Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes, é internada por sonolência e confusão mental aguda, secundária a hiponatremia. O medicamento que provavelmente causou a hiponatremia foi:
Uma mulher de 48 anos apresenta quadro de tremor de repouso em membros superiores (esquerda maior que direita) há três anos, associado à rigidez e bradicinesia. Os familiares observaram que seu rosto perdeu a expressão e ela tem mais dificuldade para caminhar, passos curtos e certa instabilidade postural. A paciente tem histórico de depressão no passado, e os sintomas atuais se agravaram no último ano, após ela separar-se do marido. A abordagem terapêutica mais adequada para essa paciente é:
Jana tem 25 anos e tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico. Apresenta-se à consulta pré-natal com gestação de 08 semanas, datada através de ultrassonografia realizada há 3 dias. Deseja saber quais as possíveis complicações que poderia apresentar na gestação. Então você explica que há risco de complicações maternas e fetais, exemplificadas, respectivamente, em:
Carla tem 13 anos e chega ao ginecologista acompanhada de sua mãe, Eduarda, devido à irregularidade menstrual. Informa a menarca aos 11 anos permanecendo em seguida, 5 meses sem menstruar. Atualmente seus ciclos variam entre 21 e 45 dias, com duração entre 3 e 10 dias. O seu exame físico é compatível com a idade e os exames hematimétricos encontram-se normais. O diagnóstico mais provável de Carla é:
Compartilhar