Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Para se classificar um paciente como tendo AIDS (ou SIDA - síndrome da imunodeficiência adquirida), ele deve ter o vírus HIV (ou VIH - vírus da imunodeficiência humana) mais uma condição definidora da doença, que pode ser uma infecção oportunista, uma neoplasia maligna ou um exame laboratorial demonstrando severa imunossupressão (CD4 < 200/mm³). Sobre HIV e AIDS, considere as afirmativas a seguir: 1. Entre as principais infecções oportunistas, no nosso meio são comuns: pneumonia por Pneumocystis jirovecii (P. carinii), neurotoxoplasmose, meningite criptocócica e candidíase esofágica. 2. Entre as neoplasias malignas definidoras de AIDS, destacam-se a neurolinfoma, o sarcoma de Kaposi e o carcinoma invasivo de colo uterino. 3. Na síndrome retroviral aguda ou infecção aguda (ou primária) pelo HIV, o exame laboratorial anti-HIV Elisa (ou outro método de screening) pode ser negativo. Nessa situação, o anti-HIV Western-blot é o melhor teste diagnóstico, pois apresenta maior especificidade. 4. Aspergilose disseminada, a principal infecção fúngica invasiva, tem o diagnóstico frequentemente feito através de biópsia de medula óssea. O fluconazol é um dos antifúngicos utilizados para tratamento, pela sua baixa toxicidade. 5. Entre os principais efeitos colaterais dos inibidores de protease (IPs), antirretrovirais muito utilizados, destacam-se anemia, exantema (rash) e hepatotoxicidade. Este último evento adverso está relacionado ao fato de a metabolização dos IPs ocorrer no sistema enzimático hepático citocromo P450. Assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
São sinais sugestivos de infecção faringoamigdaliana estreptocóccica todos os fatores abaixo, exceto:
Um homem de 49 anos com história de hemoptise vai ao consultório. É solicitada uma radiografia de tórax que evidencia massa de 5 cm no lobo superior do pulmão direito. A punção com agulha fina da massa mostra células compatíveis com carcinoma anaplásico de pequenas células. Ao exame físico, são notados edema de face, edema dos pés e hipertensão sistólica. A cintilografia óssea não mostra metástases. A coloração imuno-histoquímica das células tumorais tende a ser positiva para:
Os pacientes imunossuprimidos representam um desafio diagnóstico e terapêutico quando desenvolvem um quadro abdominal agudo. Em pacientes portadores de SIDA, pode ocorrer perfuração intestinal relacionada a infecçôes incomuns, dentre elas a mais frequente é :
Há 2 meses, um casal perdeu um filho de 1 ano e meio vítima de meningite meningocóccica fulminante.Outro filho, de 4 anos, desenvolveu meningite 5 dias depois. Está vivo, mas apresenta sequelas. O médico está sendo processado por negligência, pois os pais não receberam orientações acerca da profilaxia de contactantes, que deveria ter sido recomendada por 2 dias, com:
Compartilhar