Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Para se evitar trombose arterial, é necessário inibir a agregação plaquetária. Dentre as substâncias (natural ou medicamentosa) abaixo, indique a que NÃO inibe a agregação das plaquetas:

A
Aspirina (AAS).
B
Dipiridamol (persantim).
C
Tromboxane A2.
D
Prostaciclina.
E
Clopidogrel.
Paciente internado há 18 dias na UTI, vítima de TCE grave após uma queda de moto, sem lesões associadas. Permanece sedado, em ventilação mecânica, sem evolução neurológica significativa desde a admissão. Neste período apresentou perda ponderal significativa e o suporte nutricional passou a ser discutido. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. A via enteral deve ser a opção de escolha. PORQUE II. O uso do intestino para suporte nutricional apresenta benefícios imunológicos significativos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Relacione a coluna 1 à coluna 2, em relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento da criança (habilidades) e suas respectivas faixas etárias. Coluna 1: 1. Segura objetos; 2. Sorriso social quando estimulada; 3. Localiza o som; 4. Imita gestos; 5. Brinca de "esconde-achou". Coluna 2: ( ) 1 a 2 meses; ( ) 2 a 4 meses; ( ) 4 a 6 meses; ( ) 6 a 9 meses; ( ) 9 a 12 meses. A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Uma criança de quatro meses apresenta a seguinte avaliação em relação à pesquisa dos marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária (dos 4 aos 6 meses). Marcos presentes: busca ativa de objetos, já leva objetos à boca e localiza o som. Marco ausente: Não muda de posição ativamente (rola). Os marcos de desenvolvimento das faixas etárias anteriores estão todos presentes. De acordo com essa avaliação, qual a impressão diagnóstica CORRETA e a respectiva conduta recomendada na Caderneta de Saúde da Criança?
Criança de 45 dias de vida, previamente hígida e recebendo aleitamento materno com exclusividade, é atendida no pronto atendimento com história de vômitos persistentes, sem febre ou diarreia. A criança está irritada e desidratada. Os seus exames complementares mostram pH: 7,15, bicarbonato: 11, ureia: 45 mg/dL, creatinina: 0,4mg/dL, Na: 115 mEq/L e K: 5,9 mEq/L. As evidências acima indicam que a causa mais provável desse quadro clinico é:
Compartilhar