Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Para se evitar trombose arterial, é necessário inibir a agregação plaquetária. Dentre as substâncias (natural ou medicamentosa) abaixo, indique a que NÃO inibe a agregação das plaquetas:

A
Aspirina (AAS).
B
Dipiridamol (persantim).
C
Tromboxane A2.
D
Prostaciclina.
E
Clopidogrel.
Paciente do sexo feminino, 19 anos, com queimaduras de segundo e terceiro graus abrangendo 40% de área de superfície corporal, deu entrada em unidade de terapia intensiva. Qual dos parâmetros abaixo é o mais fidedigno para a avaliação da efetividade terapêutica aplicada durante a fase de choque nesta paciente?
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Assinale a alternativa que não corresponde a uma das causas de aneurisma de aorta:
Compartilhar