Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Para se fazer o diagnóstico da DIP grau I, cujo tratamento é ambulatorial nos valemos de qual propedêutica?

A
Ultrassonografia transvaginal fecha o diagnóstico.
B
Ultrassonografia transvaginal e hemograma.
C
Sinais e sintomas e exame clínico.
D
Citologia oncótica e ultrassonografia transvaginal.
E
Hemograma e culdocentese.
Mulher sexagenária queixa-se de “bola” na vagina e “urina solta”. Relata que perde urina quando faz força, tem que ir “correndo” ao banheiro quando tem vontade de urinar e, às vezes, não consegue segurar o desejo miccional. Urina “toda hora” e acorda várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga. São afirmativas adequadas ao caso, exceto:
Um lactente de 2 semanas de vida apresenta secreção ocular amarelada no olho esquerdo. A mãe recebeu cuidados pré-natais precocemente, o bebê nasceu de parto normal e teve alta com 48 horas de vida. Durante os primeiros dias de vida, a mãe observou lacrimejamento aumentado do lado esquerdo, que agora apresenta a secreção amarelada. A criança apresenta reflexo vermelho bilateral, as pupilas são isocóricas e reativas à luz, e não há congestão da esclera. Ela apresenta secreção ocular mucoide à esquerda. A conduta indicada, nesse caso, é:
Em relação à etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:
Abaixo são descritas as dermatopatias mais comuns na infância - assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico das quatro lesões descritas, respectivamente: 1- Lesões eritematodescamativas, papulosas, não pruriginosas, em couro cabeludo, face, pescoço, axilas e área de fralda, podendo ocorrer desde o primeiro mês de vida. 2- Doença eczematosa, crônica recorrente, pruriginosa, com períodos de acalmia e exacerbação. 3- Lesão eritematopapulosa encimada por vesícula, pruriginosa, localizada em áreas expostas, túnel sinuoso levemente saliente com conteúdo seroso, podendo haver vesículas, bolhas, infecção secundária e aczematização. 4- Pápulas arredondadas, peroladas, firmes, com umbilicação central, sem sinais inflamatórios ao redor, distribuídas por toda a pele, exceto couro cabeludo e regiões palmoplantares.
Compartilhar