Casal em seguimento no ambulatório de infertilidade apresenta os seguintes resultados dos exames complementares: ultrassonografia transvaginal sem anormalidades, histerossalpingografia com prova de Cotte positiva, dosagem hormonal da mulher sem anormalidades e espermograma não realizado. Frente ao caso devemos:
A
Indicar indução da ovulação.
B
Solicitar tomografia de sela túrcica.
C
Indicar fertilização in vitro.
D
Orientar quanto a necessidade da realização do espermograma.
E
Encaminhar a mulher para avaliação psicológica.
Outras questões
F.E.S.A., 10 anos, natural e procedente de Unaí-MG. QP: "dor na coxa há 3 dias". Mãe refere que criança apresenta dor em coxa esquerda há 3 dias, associada a edema local, hiperemia discreta, dor e dificuldade de movimentação. Apresentou um pico febril 24 horas antes da internação. Há 12 horas evoluiu com dor em hemitórax direito e taquidispneia moderada. Procurou atendimento médico na cidade de origem, sendo encaminhado para o Hospital Geral. No Hospital Geral: Fáscies dolorosa, febre, taquidispneia moderada, com creptos discretos à direita e sem sibilos. FR= 40 ipm. Continuava queixando de dor e edema em coxa esquerda, sem capacidade de deambular. A dor era na região anterior da coxa, sem irradiação, conseguia flexionar e estender o joelho ipsilateral, raio X de tórax: Infiltrado em base direita. Qual o próximo exame de imagem que você pediria?
Homem, 23 anos, queixa-se de dor lombar súbita após esforço, há 2 horas. Exame físico: dor à palpação da musculatura paravertebral, reflexos osteotendinosos presentes e simétricos de MMII, sinal de Lasègue negativo. Além da analgesia, a conduta é:
RN, filho de mãe usuária de álcool durante a gestação, apresenta sinais de síndrome alcoólica fetal, do tipo:
Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico prévio de Tetralogia de Fallot, em uso de propranolol. Trazido ao pronto socorro pela mãe, pois ficou roxinho, após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Ao exame encontrava-se cianótico 3+/4+, agitado e chorando. Foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. FR = 36 ipm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, está correta a seguinte afirmativa: