Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Para se utilizar a imunoglobulina anti-Rh na profilaxia da doença hemolítica perinatal, a mãe e o recém-nascido devem possuir as seguintes características quanto ao Rh e Coombs indireto materno e ao Rh e Coombs direto do recém-nato, respectivamente:

A
negativo, negativo, positivo e negativo.
B
positivo, negativo, negativo e positivo.
C
positivo, negativo, positivo e negativo.
D
negativo, positivo, positivo e negativo.
Paciente idosa queixa-se de dor em região dorsal e costelas, precipitada pelo movimento. Na avaliação laboratorial, apresenta anemia, hipercalcemia, proteinúria e hiponatremia. A radiografia de tórax mostra lesões líticas em costelas e osteopenia difusa. O diagnóstico mais provável é:
São lesões pré-malignas as pápulas hiperceratóticas das áreas expostas ao sol, encontrados no:
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui fácies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. A localização mais frequente da patologia provável nesse caso é:
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se a cirurgia realizada incluir uma vagotomia troncular, pode ocorrer a chamada síndrome pós-vagotomia, sobre a qual é correto afirmar que:
Compartilhar