Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Para um homem idoso, com um infarto do miocárdio pregresso, foi indicado o uso de ácido acetilsalicílico para prevenção secundária de novas síndromes coronarianas. Dentre as seguintes, a dose diária que melhor une as características de prevenção e menor custo é:

A
50 mg.
B
100 mg.
C
200 mg.
D
300 mg.
E
500 mg.
Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?
Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento de carcinoma de esôfago assinale a alternativa incorreta:
Os antídotos para acetaminofen, inseticidas organofosforados, sulfato ferroso e benzodiazepínicos são, respectivamente:
Mensalmente você atende os pacientes de uma comunidade rural remota do município de Cascavel, interior do Ceará. Em um dos dias de atendimento, você atende um senhor de 72 anos de idade, agricultor, com queixa de hipoacusia há 6 meses. À otoscopia é mostrada na figura abaixo. (VER IMAGEM) Qual a conduta para esse caso?
Compartilhar