Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:

A
Apenas I
B
Apenas I e II
C
Apenas III
D
Apenas I e III
E
I, II e III
Em relação aos temas epilepsias, crises convulsivas e crises convulsivas febris, é CORRETO afirmar que:
As cardiopatias congênitas abaixo relacionadas são ductus dependente. A cardiopatia na qual a sobrevida do paciente depende de um shunt da esquerda para direita pelo canal arterial é:
Em relação à apresentação clínica de paciente com papiledema, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação à presença de leucocoria no exame físico de uma criança, analise as afirmativas abaixo: I. A observação clínica é a conduta inicial mais adequada. II. As principais causas são anomalias do cristalino, do vítreo ou da retina. III. Quando acompanhada de estrabismo, é maior a possibilidade diagnóstica de retinoblastoma. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Compartilhar