Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Nefrologia

Para um paciente cujo esfregaço de sangue periférico apresente macrocitose e hipersegmentação de neutrófilos, qual das condições abaixo não deve ser considerada?

A
Uso crônico de bloqueador de bomba protônica.
B
História prévia de cirurgia bariátrica.
C
Doença de Crohn.
D
Intoxicação por chumbo.
Paciente com 42 anos de idade, com queixa de sangramento vaginal e dor pélvica, é atendida por um ótimo ginecologista. O médico, após examiná-la, relata à senhora que se trata de um mioma uterino, cuja porção se localiza na espessura da parede uterina, levando a pouca ou quase nenhuma deformidade das camadas externas e internas do útero. Nesse caso, a que tipo de mioma o ginecologista se refere?
Os linfomas cutâneos de células T e NK maduras não incluem:
Criança de 9 anos de idade, com quadro respiratório de evolução insidiosa há 3 semanas, iniciando com tosse inicialmente seca, coriza, odinofagia e febre baixa sem comprometimento do estado geral. Tratada com sintomáticos, não melhorou, evoluindo com tosse produtiva, característica coqueluchoide, dor torácica esporádica, febre moderada, queda do estado geral, FR = 36 rpm. A ausculta pulmonar apresenta MV rude, sibilos creptações. Mãe relata que já está usando amoxilina há 3 dias. Qual o provável agente etiológico nesse caso e qual a droga de escolha?
No pré-operatório de cirurgia eletiva de paciente adulto, classificado como ASA I, qual o período de jejum preconizado para líquidos claros (suco de laranja peneirado, por exemplo)?
Compartilhar