Para um paciente de 70 anos com diagnóstico de câncer gástrico que será submetido à cirurgia eletiva e apresenta perda de peso em torno de 7% nos últimos seis meses e albumina sérica de 3,0 g/dL, o tipo de preparo pré-operatório mais adequado é:
A
Dieta oral hipercalórica por 20 dias;
B
Dieta monomérica de absorção no íleo terminal;
C
Não está indicado preparo nutricional especial.
D
Nutrição enteral por 20 dias;
Outras questões
Um homem de 70 anos de idade, com antecedente de fibrilação atrial crônica, chega para avaliação com quadro de isquemia aguda grave de membro inferior esquerdo. Foi submetido a embolectomia arterial com sucesso, sendo restabelecidos os pulsos distais. Cerca de uma hora após o término da cirurgia, começou a apresentar edema tenso na perna, dor na panturrilha, parestesia e dificuldade para fazer a dorsiflexão ativa do pé. Melhor conduta:
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais 61.000 novos homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, em 2016. Isso corresponde a aproximadamente 30% dos casos de câncer no homem brasileiro, superando em número qualquer outro tipo de tumor, exceto os casos de tumores de pele não melanoma. Sobre o câncer de próstata, assinale a alternativa que NÃO é fator de risco.
Paciente do sexo masculino, 70 anos, hipertenso, etilista, portador de insuficiência coronariana com angina estável, sem história de dor abdominal, durante exame de ultrassom para investigação de elevação de enzimas hepáticas, foi evidenciado aneurisma de aorta abdominal. Foi então submetido a angiotomografia de abdome que apresentou um aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal medindo 4,2 cm no maior diâmetro, com trombos murais. Um ano após o achado, a angiotomografia foi repetida e mostrou um aumento do aneurisma, com o mesmo apresentando 4,5 cm no maior diâmetro. Qual medida deve ser tomada?
Criança de 1 ano e 6 meses é trazida à consulta devido a aumento de volume em região inguinal direita quando chora. Exame físico evidencia aumento de volume em região inguinoescrotal direita com "sinal da seda" presente. É CORRETO afirmar que: