Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Para um paciente masculino, de 42 anos, com anemia ferropriva, assinale a alternativa CORRETA.

A
Deve-se pesquisar doenças que cursam com perdas sanguíneas crônicas pelo trato digestório.
B
A melhor opção terapêutica é a administração de sulfato ferroso por via oral, juntamente com as refeições.
C
O diagnóstico laboratorial deve revelar hipocromia, microcitose, ferritina baixa, ferro sérico baixo e capacidade de ligação da transferrina baixa.
D
É importante questioná-lo sobre vegetarianismo, como causa para a anemia.
E
Para incrementar a oferta de ferro, a opção dietética deve incluir carne vermelha, leite de vaca e leguminosas.
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
Recém-nascido, 20 dias de vida, alimentado ao seio materno e ganhando 10 gramas/dia apresenta vômitos e 6 evacuações líquidas e esverdeadas por dia. Ao exame: choroso, ictérico ++/4, pupilas com aspecto opacificado, abdome globoso, fígado a 6 cm do RCD, endurecido. Glicemia pré-mamada = 20 mg/dL. Urina com teste de Benedict +++. O diagnóstico mais provável é:
Com relação ao tratamento da osteomielite bacteriana da coluna vertebral, é CORRETO afirmar que:
Considerando as afecções dermatológicas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Impetigo. 2. Erisipela. 3. Ectima. Coluna 2 ( ) Ulceração rasa (exulceração) coberta por crosta melicérica, com margem endurecida, elevada e violácea; a base da úlcera é granulosa. ( ) Inicialmente se apresenta com vesículas e pústulas, e, com a evolução do quadro, surgem as crostas melicéricas. ( ) Placa edematosa, endurada, elevada e dolorosa, com bordas bem definidas, eritematosa e brilhante; acomete principalmente membros inferiores e face. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compartilhar