Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Para uma gestante portadora da infecção pelo HIV em seguimento pré-natal, é CORRETO afirmar que:

A
A indicação de medicamentos antirretrovirais depende da contagem dos linfócitos TCD4.
B
A amniocentese e o uso do fórceps são intervenções contraindicadas.
C
O aleitamento materno e o alojamento conjunto são permitidos.
D
Carga viral menor de 1.000 cópias/ml em idade gestacional = 34 semanas constitui indicação de cesárea.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
O diagnóstico de acalasia é dado por:
Paciente feminino, 53 anos, vem ao seu consultório relatando ter sofrido trauma abdominal por acidente automobilístico há 5 dias. Iniciou a apresentar dor abdominal em andar superior do abdômen e hematêmese. Ao Rx simples de abdômen você identificou ar livre (enfisema) em retroperitônio. Sua hipótese diagnóstica é?
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Compartilhar