Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Parturiente com 39 semanas, em franco trabalho de parto, internou com 5 cm de dilatação, teve bolsa rota artificialmente com 7 cm, com saída de líquido claro com grumos. Na evolução do trabalho de parto, quando apresentava 8 cm de dilatação, ocorreu eliminação de grande quantidade de sangue via vaginal, a freqüência cardíaca fetal começou a ficar entre 70-90bpm e ritmo de contração se intensificou com contrações muito próximas umas das outras. O que provavelmente deve ter ocorrido?

A
Sangramento decorrente da dilatação do colo uterino
B
Bradicardia fetal por compreensão do pólo cefálico
C
Diminuição do intervalo entre as contrações próximas pela fase final do trabalho de parto
D
Descolamento prematuro de placenta
E
Inserção baixa da placenta
Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?
Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:
Paciente diabético, com diagnóstico há 10 anos devido a quadro de poliúria e polidipsia, vem para a revisão clínica sem controles de glicemia capilar ou exames recentes, sem aderência às orientações dietéticas e com uso irregular da medicação proposta. Qual exame laboratorial reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses?
Considere um paciente obeso (IMC=32Kg/m²), hipertenso mal controlado, sedentário. Diagnóstico recente de diabetes, com pouca sintomatologia. Com o objetivo de alcançar controle glicêmico, reduzir eventos cardiovasculares e mortalidade, a conduta mais adequada é:
Compartilhar