Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Parturiente com 39 semanas, em franco trabalho de parto, internou com 5 cm de dilatação, teve bolsa rota artificialmente com 7 cm, com saída de líquido claro com grumos. Na evolução do trabalho de parto, quando apresentava 8 cm de dilatação, ocorreu eliminação de grande quantidade de sangue via vaginal, a freqüência cardíaca fetal começou a ficar entre 70-90bpm e ritmo de contração se intensificou com contrações muito próximas umas das outras. O que provavelmente deve ter ocorrido?

A
Sangramento decorrente da dilatação do colo uterino
B
Bradicardia fetal por compreensão do pólo cefálico
C
Diminuição do intervalo entre as contrações próximas pela fase final do trabalho de parto
D
Descolamento prematuro de placenta
E
Inserção baixa da placenta
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui fácies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. A localização mais frequente da patologia provável nesse caso é:
Qual a droga de escolha para tratamento das tromboses venosas profundas?
Em relação ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), confira a veracidade das seguintes afirmações. I - As obsessões são definidas como pensamentos egodistônicos recorrentes, enquanto as compulsões são ações ritualizadas que devem ser realizadas para aliviar a ansiedade. II - O TOC é, com frequência, complicado por depressão e por sério prejuízo no funcionamento ocupacional e social. III - Na maioria das vezes, não são identificados os fatores relacionados ao início ou agravamento dos sintomas. Assinale a alternativa correta.
Criança de 7 anos, sexo masculino, é trazida com queixa de dor persistente em quadril D há 3 semanas, apresentando claudicação. Não teve febre, nem história de trauma ou de esforço físico exagerado. Ao exame físico, apresenta limitação da movimentação do quadril. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar