Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Parturiente de 38 semanas é avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadêmico de medicina do 5º ano, que anota, no prontuário da paciente, as seguintes informações: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabeça próxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o ápice do pólo cefálico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente:

A
Situação, apresentação, posição e variedade de posição.
B
Atitude, apresentação, situação e encaixado.
C
Apresentação, atitude, situação e insinuação.
D
Situação, apresentação, variedade de posição, insinuação.
E
Apresentação, situação, variedade de posição e posição.
Alguns pacientes pediátricos apresentam, como complicação a longo prazo da bronquiolite viral aguda, a hiperreatividade brônquica. A causa da ocorrência desta situação é:
Quanto aos mecanismos de ação dos antibióticos, CORRELACIONE: 1 – betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas). 2 – aminoglicosídios (gentamicina). 3 – rifampicina. 4 – quinolonas (ciprofloxacino). 5 – sulfonamidas e trimetoprima. A - Inibição das ligações cruzadas. B - Inibe competitivamente as enzimas envolvidas nos dois passos da biossíntese do ácido fólico. C - Liga-se a subunidade 30S do ribossomo. D - Inibe a RNA polimerase dependente de DNA. E - Inibe a DNA girase (subunidade A) e a topoisomerase IV.
Em relação à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa INCORRETA:
NÃO faz parte dos critérios diagnósticos do Lúpus Eritematoso Sistêmico:
Compartilhar