Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paulo Sérgio, 19 anos, interna-se com dor de forte intensidade em membros inferiores e na região dorsal, que não melhoraram com o uso de dipirona oral. Exame físico: febre (38ºC), FC 110 bpm, PA 120 x 70 mmHg, hipocorado (++/4+), ictérico (++/4+). Aparelho cardiovascular e respiratório sem alterações. História de anemia diagnosticada aos 6 anos; no último ano foi internado em quatro ocasiões com quadro semelhante. Eletroforese de hemoglobina: HbS 97%, HbF 3%, HbA 0%. A terapêutica transfusional está indicada quando ocorre:

A
hematócrito inferior a 30%.
B
síndrome torácica aguda.
C
dor por mais de 24 horas.
D
níveis de HbS superiores a 80%.
Um lactente de 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro com quadro de arritmia cardíaca. O médico da emergência decide aplicar uma bolsa de gelo sobre a face do bebê tentando induzir uma manobra vagal. A arritmia que este paciente provavelmente apresenta:
Em relação à síndrome dos ovários policísticos, considere as assertivas: I - está associada a um aumento de risco para doença cardiovascular. II - a menarca costuma ser mais precoce e os ciclos menstruais irregulares. III - padrão gonadotrófico clássico, FSH aumentado com LH normal ou baixo. Marque a alternativa correta:
Com relação a crianças nascidas Pequenas para a Idade Gestacional (PIG) em razão de doenças maternas pré-existentes ou agravadas durante a gestação, julgue o seguinte item: As crianças nascidas PIG podem ser classificadas em simétricas ou assimétricas, sendo consideradas assimétricas quando a desproporção ocorre em fase precoce da gestação.
Quando comparamos a prostatectomia aberta (PA) com ressecção endoscópica da próstata RTU no tratamento da hiperplasia prostática benigna, podemos afirmar que:
Compartilhar