Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Pedrinho, 2 anos, após um quadro diarreico agudo associado com vômitos, passou a apresentar fraqueza muscular, retenção urinária, íleo paralítico, distensão abdominal, ptose palpebral, RHA (ruídos hidroaéreos) diminuídos e abafamento de bulhas. Que distúrbio hidroeletrolítico manifesta-se com esse quadro?

A
Hipocalcemia
B
Hipoglicemia
C
Hipopotassemia
D
Hipomagnesemia
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
Considere um paciente, 18 anos, com trauma perfurante de reto, por PAF há 2 horas, sem outras lesões associadas, localizado a 12 cm da margem anal. Qual a conduta cirúrgica?
A causa mais comum de encaminhamentos para Psiquiatria Infantil é:
Compartilhar