Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pedro, 16 meses de idade, é atendido no ambulatório para verificar o seu cartão vacinal. Está com tosse e coriza há 3 dias. Sem febre. Tinha feito uso de BCG e Hepatite B ao nascimento, uma dose de Hepatite B com um mês e, no segundo mês de vida, fez a vacina tetravalente (DPT + Hib), vacina oral para pólio e a primeira dose da vacina contra rotavírus. Como apresentou convulsão após 24 horas da aplicação destas vacinas do segundo mês, não mais retornou para continuar o calendário vacinal. Em relação à orientação vacinal para hoje, assinale a alternativa correta:

A
Como o paciente está com tosse e coriza e já apresentou um efeito adverso grave em dose anterior, é recomendado que retorne ao posto quando a tosse e a coriza desaparecerem.
B
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, não fazer a segunda dose de rotavírus, fazer a segunda dose de pólio oral, a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
C
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer mais uma dose de Hib e marcar retorno com 60 dias para fazer a terceira dose, não fazer a segunda dose de rotavírus e deixar as doses de pólio só para os dias de campanha. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
D
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, fazer a segunda dose de rotavírus e a segunda dose de pólio oral. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B. Entretanto, só fazer a primeira dose da vacina tríplice viral após solicitar sorologia para rubéola.
E
O paciente deve receber a seguinte recomendação: como a convulsão pelo tempo ocorrido não é relacionada a evento adverso da DPT, deverá continuar o esquema com a DPT clássica, fazendo, portanto, mais uma dose da vacina Tetra. Não fazer a segunda dose de rotavírus e fazer a segunda dose de pólio oral. Não fazer a terceira dose da Hepatite B, e, sim, reiniciar o esquema para esta vacina.
As crises convulsivas febris são uma causa comum de convulsões nas crianças até seis anos de idade. Sobre as crises convulsivas febris, assinale a alternativa correta:
L.D.T., 68 anos, sexo masculino, comerciante, informa ser portador de doença hemorroidária há vários anos. No início, apresentava sangramento discreto e dor, evoluindo atualmente para exteriorização em todas as evacuações, que requerem manobras digitais para sua redução. Prurido moderado. Como comorbidade apresenta diabetes, insulinodependente e, relato de valvuloplastia. Em relação a este paciente, assinale a afirmativa CORRETA:
Em consulta ambulatorial de uma criança de dois anos, você faz o diagnóstico de fimose. As recomendações atuais para a abordagem da fimose incluem as alternativas abaixo, EXCETO:
Na displasia do desenvolvimento do quadril, em crianças de até 6 meses de idade, indica-se como exame de imagem a:
Compartilhar