Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pedro, 16 meses de idade, é atendido no ambulatório para verificar o seu cartão vacinal. Está com tosse e coriza há 3 dias. Sem febre. Tinha feito uso de BCG e Hepatite B ao nascimento, uma dose de Hepatite B com um mês e, no segundo mês de vida, fez a vacina tetravalente (DPT + Hib), vacina oral para pólio e a primeira dose da vacina contra rotavírus. Como apresentou convulsão após 24 horas da aplicação destas vacinas do segundo mês, não mais retornou para continuar o calendário vacinal. Em relação à orientação vacinal para hoje, assinale a alternativa correta:

A
Como o paciente está com tosse e coriza e já apresentou um efeito adverso grave em dose anterior, é recomendado que retorne ao posto quando a tosse e a coriza desaparecerem.
B
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, não fazer a segunda dose de rotavírus, fazer a segunda dose de pólio oral, a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
C
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer mais uma dose de Hib e marcar retorno com 60 dias para fazer a terceira dose, não fazer a segunda dose de rotavírus e deixar as doses de pólio só para os dias de campanha. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
D
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, fazer a segunda dose de rotavírus e a segunda dose de pólio oral. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B. Entretanto, só fazer a primeira dose da vacina tríplice viral após solicitar sorologia para rubéola.
E
O paciente deve receber a seguinte recomendação: como a convulsão pelo tempo ocorrido não é relacionada a evento adverso da DPT, deverá continuar o esquema com a DPT clássica, fazendo, portanto, mais uma dose da vacina Tetra. Não fazer a segunda dose de rotavírus e fazer a segunda dose de pólio oral. Não fazer a terceira dose da Hepatite B, e, sim, reiniciar o esquema para esta vacina.
As patologias malignas da tireoide são comumente classificadas como neoplasias de baixo grau, embora possam se manifestar de forma agressiva em alguns subtipos. Baseado nestas informações, marque o item correto.
São ações do paratormônio, EXCETO:
Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:
O câncer de esôfago é a sexta causa de neoplasia no mundo e a terceira do trato digestivo. Baseado nestas informações, marque o item INCORRETO.
Compartilhar