Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pedro, 16 meses de idade, é atendido no ambulatório para verificar o seu cartão vacinal. Está com tosse e coriza há 3 dias. Sem febre. Tinha feito uso de BCG e Hepatite B ao nascimento, uma dose de Hepatite B com um mês e, no segundo mês de vida, fez a vacina tetravalente (DPT + Hib), vacina oral para pólio e a primeira dose da vacina contra rotavírus. Como apresentou convulsão após 24 horas da aplicação destas vacinas do segundo mês, não mais retornou para continuar o calendário vacinal. Em relação à orientação vacinal para hoje, assinale a alternativa correta:

A
Como o paciente está com tosse e coriza e já apresentou um efeito adverso grave em dose anterior, é recomendado que retorne ao posto quando a tosse e a coriza desaparecerem.
B
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, não fazer a segunda dose de rotavírus, fazer a segunda dose de pólio oral, a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
C
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando, de preferência, a vacina acelular, fazer mais uma dose de Hib e marcar retorno com 60 dias para fazer a terceira dose, não fazer a segunda dose de rotavírus e deixar as doses de pólio só para os dias de campanha. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B e a primeira dose da vacina tríplice viral.
D
O paciente deve receber a seguinte recomendação: procurar o CRIE mais próximo para dar continuidade ao esquema da DPT, utilizando a vacina acelular, fazer apenas mais uma dose de Hib, fazer a segunda dose de rotavírus e a segunda dose de pólio oral. Fazer ainda a terceira dose da Hepatite B. Entretanto, só fazer a primeira dose da vacina tríplice viral após solicitar sorologia para rubéola.
E
O paciente deve receber a seguinte recomendação: como a convulsão pelo tempo ocorrido não é relacionada a evento adverso da DPT, deverá continuar o esquema com a DPT clássica, fazendo, portanto, mais uma dose da vacina Tetra. Não fazer a segunda dose de rotavírus e fazer a segunda dose de pólio oral. Não fazer a terceira dose da Hepatite B, e, sim, reiniciar o esquema para esta vacina.
Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:
Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresentando quadro de icterícia e perda de peso não especificada, queixando-se de astenia, inapetência e prurido intenso. Exames laboratoriais revelam Hb: 10mg/dl, HTC: 30%, Bilirrubina total: 24,7 mg/dl ; leucocitos : 9300, Bastoes : 3, bilirrubina direta : 20,1mgldl; bilirrubina indireta:4,6mg/dl; TGO: 512, TGP: 316 e FA: 2100. Diante do exposto, qual o provável diagnóstico?
Qual o cuidado pré-operatório de herniorrafia em homem de meia-idade para o procedimento cirúrgico de Stoppa?
Paciente de 15 anos, sexo masculino, vitima de queda de árvore, com fratura de arcos costais à esquerda, apresentando-se com, EGB, FC: 84 BPM, e PA; 110/70 mmHg. USG abdominal revelou pequena quantidade de liquido cavitário, baço com-lesão capsular extendendo-se ao parênquima e vasos trabeculares, conservando hilo, sem lesões associadas. Radiografia abdominal sem alterações. A lesão esplênica é classificada como:
Compartilhar