Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral. Ao exame físico, apresentava-se em mau estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeos e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm³, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao diagnóstico, o mais provável é:

A
Meningite viral.
B
Meningite bacteriana.
C
Meningite tuberculosa.
D
Meningite fúngica.
E
Hemorragia subaracnoidea.
Homem, 28 anos de idade, é levado à emergência com grave trauma craniano, após queda de cinco metros de altura. Foi intubado pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso e com sinais evidentes de fratura de crânio, sendo que a pupila direita está dilatada. Qual das seguintes medidas deve ser realizada imediatamente no sentido de reduzir a pressão intracraniana?
Criança, 4 anos de idade, após realização de estudo radiológico e eletrocardiograma, foi encaminhada do Pronto Socorro para o hospital com suspeita de atresia da válvula tricúspide. Os achados observados e compatíveis com esta suspeita são, respectivamente:
A hipoglicemia neonatal tem alto potencial lesivo e deve ser rastreada criteriosamente nos recém-nascidos pertencentes a grupos de risco. Pertencem ao grupo de risco:
O distúrbio de aprendizagem MAIS COMUM na infância é:
Compartilhar