Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral. Ao exame físico, apresentava-se em mau estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeos e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm³, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao diagnóstico, o mais provável é:

A
Meningite viral.
B
Meningite bacteriana.
C
Meningite tuberculosa.
D
Meningite fúngica.
E
Hemorragia subaracnoidea.
A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Escolha a situação clínica mais condizente com artrite reumatoide.
Em relação aos glicocorticoides, assinale a alternativa correta:
Compartilhar