Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?

A
Peso normal.
B
Desnutrição/peso muito baixo.
C
Desnutrição/peso baixo.
D
Sobrepeso.
Paciente, sexo feminino, 47 anos, há 4 meses usando dapsona, clofazimina e rifampicina. Há 4 dias, refere piora das três lesões de pele no abdome e braço direito (hiperemiadas e bordas elevadas). A palpação da goteira epitrocleana direita é muito dolorosa. Qual a conduta mais adequada?
Homem de 55 anos procura um cirurgião com história de duas cirurgias prévias para tratar uma hérnia inguinal à direita. Ao exame da região inguinal, evidencia-se hérnia não redutível abaixo do ligamento inguinal. A técnica que está melhor indicada para este caso é:
Menino, 4 anos, previamente sadio apresenta quadro de edema generalizado, PA 90 X 50 mmHg; albumina sérica 1 g/dl; colesterol total 560 mg/dl, níveis de complemento e enzimas hepáticas normais. O diagnóstico mais provável é:
A secreção gástrica ácida não é estimulada pelo seguinte:
Compartilhar